O início da história

A história da Biblioteca Virtual do Amazonas teve início com a preocupação do Governo do Estado em resgatar o acervo documental da Biblioteca Pública do Amazonas e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Essas duas instituições são possuidoras de um acervo documental que contempla todas as áreas do conhecimento, e em particular, boa parte das fontes da historiografia do Amazonas. Com o objetivo de preservar os originais e ao mesmo tempo disseminar informações tão valiosas nesses documentos é que no ano de 2000 se formulou um primeiro projeto geral de resgate, tratamento e registro em suporte magnético, resguardando os originais e colocando á disposição do interessado um produto de consulta fácil, em ambiente amigável, inicialmente em CD-ROM, posteriormente na Internet. Em 28 de novembro de 2001, tornou-se realidade a disponibilização dos acervos através da Internet. Neste mesmo ano, o governo adquiriu a coleção do Prof. Arthur César Ferreira Reis, constituído de documentos raros e relevantes da história do Amazonas. Dessa forma, ampliaram-se os horizontes da Biblioteca Virtual, pois a partir desta experiência se abriu a possibilidade de inserção de acervos de personalidades e de outras instituições históricas do Estado que desejam e queiram colaborar no regaste da nossa história ao fazer parte o projeto. Em 2014, o site da Biblioteca Virtual do Amazonas passou por uma reformulação no seu design e conteúdo com o objetivo de facilitar a visualização e enriquecer os resultados das pesquisas realizadas pelo usuário. Novos conteúdos foram e estão sendo inseridos ampliando o acervo existente. Atualmente, a Biblioteca Virtual do Amazonas encontra-se sobre a responsabilidade das Gerências de Acervos de Digitais e Tecnologia da Informação. Sua estrutura física está situada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no endereço: Av. Silves, n° 2.222 - Distrito Industrial I, Manaus - AM, 69073-175.

Telefone: (092) 2125-5330
Fax: (092) 2125-5301
Email: acervodigitalsec@gmail.com


Missão

A missão da Biblioteca Virtual do Amazonas é o resgate, a preservação, a difusão da memória cultural do Estado e o provimento do amplo acesso às obras que compõe o acervo.


Objetivos da Biblioteca Virtual

Promover o acesso universal e gratuito do seu acervo; Coletar e disponibilizar fontes documentais sobre o Amazonas e Amazônia; Preservar em suporte digital os acervos das instituições que dela participarem com seus conteúdos, fornecendo posteriormente o produto final, para uso nas próprias instituições.


Constituição do Acervo

O acervo tem como base os acervos de domínio público da Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Arthur Reis e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. No entanto, não se resume somente a documentos que se encontram em domínio público, há outros que foram elaborados especificamente para entrar no site. Compõe-se de uma coletânea de livros, com ênfase no Amazonas, assim como publicações de cunho universal.


Disponibilização do Acervo

O acervo é disponibilizado gratuitamente aos seus usuários. No entanto, a Biblioteca reserva-se ao direito de manter serviços e áreas de acesso restrito a projetos e grupos de usuários. O site possibilita você fazer o download das obras. Entretanto, alguns arquivos não estão na integra. Você poderá solicitá-los, entrando em contato conosco. Reservamo-nos ao direito de retirar do site qualquer conteúdo que motive reclamações de usuários, questionando a veracidade das informações veiculadas, assim como aqueles cujo tempo por nós estipulados tenha terminado. Publicamos artigos e colaborações que venham acompanhadas da correta identificação do autor e expressa autorização para sua utilização, seja em nosso site, ou por qualquer outro suporte. Os termos e condições de disponibilização são única e exclusivamente válidos para o site “Biblioteca Virtual do Amazonas”, usuários, parceiros e colaboradores, não se aplicando aos sites de terceiros, mesmo que seu conteúdo seja acessado “in frame” em nosso site. Não assumimos nenhuma responsabilidade sobre a veracidade ou as opiniões emitidas por nossos usuários, parceiros e colaboradores nem pela utilização que será dada aos mesmos, incluindo seus resultados. São de inteira responsabilidade dos próprios usuários, parceiros e colaboradores os conteúdos e informações que enviarem para serem disponibilizados, bem como estes serão os únicos e exclusivos a responderem pelos fatos e atos gerados pelos seus atos, incluindo-se nesta responsabilidade eventuais reparações cíveis ou ações penais. Os usuários, parceiros e colaboradores assumem ter conhecimento de que não é possível se verificar se todos os materiais estão ou não infringindo os termos da Lei nº 9.610/98 (Direitos Autorais), em especial nas colaborações. Alertamos aos usuários que queiram usufruir os Conteúdos para seu uso pessoal, citar a fonte, ou seja, de onde o texto foi retirado. Há leis que restringem o uso, sendo proibido, publicar, vender, plagiar, distribuir, objetivando lucro, por qualquer meio os Conteúdos, em parte ou totalmente. Em nenhuma hipótese, administradores da Biblioteca Virtual serão responsáveis por quaisquer danos direitos ou indiretos, especiais incidentais ou de conseqüência, oriundos do conteúdo enviado e disponibilizado nesse site, para acesso irrestrito de seus usuários.


Respeito aos Direitos Autorais

Todas as imagens ou textos, acessíveis neste site, estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais, sendo expressamente proibida qualquer utilização, distribuição, difusão ou transmissão, cópia, reprodução, modificação, venda ou qualquer outro uso, total ou parcial, comercial ou não comercial, quaisquer que sejam os meios utilizados, salvo com autorização expressa do autor ou da administradora do site.